Sabia que o D. Filipa de Lencastre é uma Escola Azul ?
Este ano, pela primeira vez, o agrupamento de escolas D. Filipa de Lencastre aderiu ao projeto Escola Azul que tem por objetivo promover a literacia do oceano e dinamizar atividades de recolha de lixo nas praias.
Neste âmbito, cerca de 60 alunos de duas turmas do 6º ano e estudantes envolvidos no projeto Escola Azul do 12.º ano, juntamente com as professoras Teresa Moura e Rosário Sequeira, realizaram uma ação de recolha de lixo nas praias da Rainha e Castelo. Além da recolha, os alunos levaram algum do lixo para os laboratórios, tipificaram-no e expusemos as amostras para a comunidade escolar.
A par desta ação, os alunos do agrupamento de escolas D. Filipa de Lencastre participaram na Noite dos Investigadores, para a divulgação do projeto; criaram uma parceria com o MARE (centro de investigação da Universidade de Lisboa) que fez palestras na escola sobre a temática do mar; realizaram inquéritos a alunos de várias faixas etárias sobre hábitos ecológicos; e lançaram dois concursos no 1.º e 2.º Ciclos, cujos pósteres científicos sobre o impacto do lixo marinho nos oceanos será exposto para a comunidade escolar.
A Junta de Freguesia do Areeiro tem apoiado este projeto dada a sua importância na proteção do Oceano e na sensibilização dos mais jovens para o impacto do lixo marinho, tendo oferecido vouchers para a aquisição de livros aos alunos que demonstraram os melhores trabalhos a representar através do desenho ou da escrita aquilo que o mar representa para eles.
Apesar de ser a primeira vez que esta escola participa nesta inciativa, o Filipa de Lencastre tem aderido a outros projetos para criar uma consciência ecológica nas novas gerações tais como o Ecoescolas e Eco Onda, pelo que o departamento de Ciências todos os anos tenta encontrar novos projetos e encorajar novos alunos a participar.
Recorde-se que o projeto Escola Azul pretende distinguir as escolas que trabalham o oceano, comprometendo-as a participar decisivamente na formação de jovens com maior literacia do oceano, sendo coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar e com o apoio científico e de cooperação da Ciência Viva.