Heráldica

Histórico da Heráldica da Freguesia do Areeiro – Lisboa

A Freguesia do Areeiro, com a reorganização administrativa, agregou as Freguesias do Alto do Pina e de S. João de Deus, deixando assim de possuir símbolos heráldicos devidamente ordenados. Em 2018 o Órgão Executivo da Freguesia do Areeiro iniciou o processo de criação dos mesmos.

Após estudada a história e as características da freguesia, tendo em conta as cores e os símbolos aprovados para as antigas freguesias, foram elaboradas algumas propostas.

De entre as propostas apresentadas o Executivo, em reunião de 18 de abril de 2018, deliberou escolher uma remetendo-a à Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses para a emissão do respetivo Parecer, que a aprovou sem alterações a 26 de abril de 2018.

Para dar seguimento ao processo a Junta de Freguesia propôs na sessão ordinária de Assembleia de Freguesia, de 27 de setembro de 2018, que fosse estabelecida a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo, constante no Parecer emitido pela Comissão de Heráldica, no entanto, a Assembleia, por maioria, acaba por não concordar com a mesma.

Atendendo à importância do assunto os eleitos da Assembleia de Freguesia deliberam, na sessão de 12 de dezembro de 2018, no sentido de ser criada uma comissão eventual para acompanhamento do processo de constituição dos símbolos heráldicos da freguesia.

Em maio de 2019 é realizada uma reunião com a Comissão Eventual de Heráldica (CEH) da Assembleia de Freguesia, na qual foram explicadas as regras aplicáveis na heráldica autárquica e como foi desenvolvido todo o processo até à emissão do Parecer, tendo sido apresentados todos os estudos preliminares que haviam sido desenvolvidos, acabando esta por manifestar a sua preferência por um dos mesmos aprovando-o em sessão de Assembleia de Freguesia de 12 de Dezembro de 2019.

Posteriormente a Junta de Freguesia remete à Comissão de Heráldica a nova proposta requerendo a emissão de um novo Parecer, que a mesma aprovou sem alterações.

Parecer n.º 003/2018, emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses a 27 de fevereiro de 2020, nos termos da Lei n.º 53/91 de 7 de agosto.

Estabelecidos, sob proposta da Junta de Freguesia, em sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de 23 de setembro de 2020.

Publicados no Diário da República, 2.ª série, N.º 198/2020, de 12 de outubro de 2020.
Download do Documento

Símbolos Heráldicos – Brasão, Bandeira e Selo

BRASÃO

De ouro, duas espadas de negro passadas em aspa embainhadas de azul e realçadas de prata; em chefe livro de prata encadernado de vermelho; em campanha monte de verde firmado e movente, carregado de um canto de ouro. Coroa mural de prata de quatro torres aparentes. Listel de prata com a legenda a negro, em maiúsculas: “AREEIRO — LISBOA”.

BANDEIRA (estandarte)
BANDEIRA (de hastear)

Bandeira esquartelada de azul e branco.
O azul é símbolo da nobreza e do zelo da Rainha Santa Isabel para com o Rei D. Dinis e o Príncipe D. Afonso, sendo o branco, como cor associada à paz, símbolo da sua ação pacificadora e da sua pureza. De referir que o azul e o branco são, pelo menos desde 1968, as cores do Instituto Superior Técnico.
O azul é, também, uma das duas cores do logótipo pelo qual a freguesia, atualmente, se identifica.

SELO

Nos termos do artigo 18 da Lei n.º 53/91, com a legenda “Freguesia do Areeiro — Lisboa”.