A Junta de Freguesia do Areeiro procedeu na última semana à aplicação de microinjeções nos pinheiros da freguesia com o objetivo de combater a lagarta do pinheiro.

Este tratamento consiste na injeção de um inseticida próprio no pinheiro, o qual será absorvido pelo mesmo, através do sistema de feixes condutores. Desta forma, quando as lagartas começam a alimentar-se das sua folhas, ficam intoxicadas e morrem, não chegando a fazer os ninhos, A duração do tratamento pode ir de um a dois anos e é sem dúvida, o tratamento fitossanitário por excelência para o controlo desta praga, sendo o mais seguro, mais ecológico, mais duradouro, mais eficaz e mais localizado.

 

O que é a Processionária do Pinheiro?

A Thaumetophoea pityocampa, vulgarmente conhecida como Lagarta do Pinheiro ou processionária é uma espécie com grande impacto negativo em pessoas, animais e nos próprios pinheiros, encontrando-se muito disseminada em Portugal.

A Processionária pode originar graves problemas de saúde pública, devido à ação urticante dos pêlos que provocam alergias ao homem e animais domésticos. As reações alérgicas dão-se normalmente ao nível da pele, do globo ocular e do aparelho respiratório, podendo provocar enfraquecimento e vertigens e em situações extremas levar à morte.

Deste modo, esta praga, em zonas urbanas e áreas de lazer é - para além de uma questão fitossanitária de proteção dos pinheiros contra a ação nefasta causada pelas lagartas de processionária - uma questão do domínio da saúde pública.

Aviso:

Devido a este tratamento fitossanitário, alertamos que não se deverá proceder à recolha de pinhas para consumo dos pinhões provenientes dos pinheiros tratados.

O inseticida utilizado foi o  VERTIMEC, o qual poderá consultar a sua ficha de segurança através do link: https://www.syngenta.pt/sites/g/files/zhg511/f/ficha-seguranca-vertimec-018-ec.pdf?token=1511172541