2016 é Ano Olímpico e, pela primeira vez na História, o maior evento multidesportivo do mundo realiza-se num país de línagua portuguesa, o Brasil.

Portugal viverá com particular interesse estes Jogos Olímpicos e Lisboa associou-se ao Comité Olímpico de Portugal para celebrar um Dia Olímpico na cidade e promover um programa de educação olímpica nas escolas.
Assim, no dia 3 de Junho, e marcando o arranque da grande fase final das Olisipíadas, que decorrerá nos dias 4 e 5 no Estádio Universitário, a Câmara Municipal de Lisboa vai elevar bem alto os valores do olimpismo – Amizade, Respeito e Excelência – e os seus principais símbolos, envolvendo toda a cidade.

O programa tem início às 10h00 no Estádio Universitário de Lisboa com o ritual da chama olímpica, que será simbolicamente acesa pelos atletas olímpicos Rosa Mota e Carlos Lopes dando início ao revezamento da tocha pelas 24 freguesias. Ao longo de todo o dia, a tocha será transportada pelo Kiko, a mascote das Olisipíadas, cumprindo os percursos definidos por cada Junta de Freguesia e culminando na Praça do Município às 17h00, onde acenderá a pira olímpica, celebrando o fecho do Dia Olímpico e a Abertura da Fase Final das Olisipíadas. Aqui, serão recriados os anéis olímpicos em espetáculos de ginástica, flashmobs e outras coreografias.



A Junta de Freguesia do Areeiro convida a população a assistir ao momento de passagem da tocha olímpica pelo seu território, entre a EB1 Filipa de Lencastre) e a Praça do Campo Pequeno, entre as 9h30 e as 10h, amanhã no dia 3 de junho, conforme mapa em baixo.