Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa abre portas no Areeiro
A Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa foi apresentada no dia 6 de novembro na freguesia do Areeiro.
A cerimónia contou com a presença da presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa, Wang Suoying, e do conselheiro político do embaixador da China em Portugal, Xu Zhida, bem como do Presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp, que se fez acompanhar pelo Vogal Rudolfo de Castro Pimenta.
O Presidente da Junta de Freguesia do Areeiro destacou a importância da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa estar localizada na freguesia do Areeiro, bem como do seu papel na promoção das relações entre Portugal e China.
Já a presidente da Associação Portuguesa dos Amigos da Cultura Chinesa salientou o papel da associação para «divulgar em Portugal a línagua e a cultura chinesas» e sublinhou que os dois países, com uma ligação secular, «estão unidos por uma faixa, por uma rota», em alusão à Nova Rota da Seda.
O atual traçado oficial das novas rotas da seda é um movimento de globalização de Pequim e contempla múltiplas oportunidades no comércio para Portugal, através da sua vocação europeia e atlântica.
"A associação tem o objetivo de criar, promover e desenvolver atividades de caráter cultural, desportivo, recreativo e social que contribuam para dignificar o prestígio e a divulgação da cultura e línagua chinesas", acrescentou Suoying, no Centro de Intercâmbio Cultural Molihua, na freguesia do Areeiro.
Depois da cerimónia de apresentação da associação, antecedida pelo recital de "Guzheng", pela jovem de 10 anos Humag Lirong, foi lançado o livro "Obras Corais em Mandarim", de Carlos Santos Silva, e assistiu-se à atuação do Coro Molihua.