Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a Junta de Freguesia do Areeiro abriu as portas da Fonte Monumental da Alameda, mais conhecida por Fonte Luminosa, para permitir que o público pudesse ver as galerias deste monumento que foi construído na década de 40 e saber mais sobre a história de uma das maiores quedas de áagua da Europa. 

Entre as 14H30 e as 19H, de dia 18 de abril, passaram por este espaço cerca de 500 pessoas, na sua maioria portuguesas, mas também turistas franceses, italianos e espanhóis que aproveitaram esta oportunidade única de ver o interior da Fonte Luminosa. 

Entre os nossos visitantes, tivemos ainda a honra de receber a filha do primeiro aguarda da Alameda D. Afonso Henriques. Laurentina Farinha trouxe consigo algumas fotografias do seu pai Celestino Mateus para partilhar connosco uma parte da sua história de família, mas também da história da nossa freguesia. 

A iniciativa contou com a presença de uma guia da Câmara Municipal de Lisboa que complementou a visita com dados históricos e arquitetónicos relevantes sobre a Fonte Monumental da Alameda D. Afonso Henriques. 

Para quem não conseguiu estar presente, partilhamos algumas fotografias das galerias, bem como o link para a reportagem realizada pela RTP1 e que contou com uma entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia do Areeiro, Fernando Braamcamp: https://bit.ly/2J9wgeS (parte 3; minuto 8'25)