• Sessões formativas gratuitas para diabéticos

Sessões formativas gratuitas para diabéticos

2017-10-10 14:21:39

A Junta de Freguesia do Areeiro (JFA) e a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) organizam em novembro e dezembro quatro sessões formativas gratuitas que pretendem explicar aos diabéticos como funciona a doença, como pode ser vigiada e de que forma devem adaptar a sua alimentação à diabetes, mesmo em ocasiões festivais, como é o caso do Natal. 

As formações estão a cargo de um médico, um nutricionista e um enfermeiro, de forma a dar uma abordagem mais transversal da doença, e os destinatários são todos os fregueses maiores de 25 anos com diagnóstico de diabetes.

As sessões decorrem nos dias 3, 10 e 24 de novembro e a 15 de dezembro no Auditório da sede da JFA entre as 15H e as 17H. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, podendo ser feita presencialmente tanto na sede como na delegação ou por telefone (218 400 253).

Programa Viver com a Diabetes: 

3 de novembro | O que é e como funciona a Diabetes?

10 de novembro | O que comer quando se tem Diabetes?

24 de novembro | Como controlar e vigiar a Diabetes?

15 de dezembro | Como preparar o Natal quando se tem Diabetes?

 

Esta iniciativa nasceu do protocolo assinado em agosto de 2017 entre a JFA e a APDP com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com diabetes que residem no Areeiro. A nossa freguesia tornou-se assim na primeira da cidade de Lisboa a estabelecer este tipo de parceria que tem por objetivo facilitar o diagnóstico e avaliação clínica e o reencaminhamento dos doentes com diabetes para consultas de especialidade e tratamentos com preços comparticipados pela JFA.

Recorde-se que a prevalência da diabetes em Lisboa é de 15%, mas pode chegar aos 25% na faixa etária entre os 60 e os 79 anos, segundo um estudo do Observatório Nacional de Diabetes. De salientar que o envelhecimento da população foi mesmo a causa para o aumento de 1,6 pontos percentuais da taxa de prevalência desta doença entre 2009 e 2015 em Portugal.