• Saiba onde depositar os Óleos Alimentares Usados

Saiba onde depositar os Óleos Alimentares Usados

2018-09-18 15:43:01

Sabia que ao deitar os seus Óleos Alimentares Usados (OAU) na sanita ou no ralo do lava-loiças está a poluir o ambiente?  Um só litro pode mesmo contaminar um milhão de litros de água

O óleo de cozinha é constituído por uma mistura de ácidos gordos insaturados que não apresentam solubilidade em água devido à diferença de densidades.

Assim, os óleos que são lançados no esgoto vão provocar poluição na água, no solo, danos na rede de saneamento e ETAR (Estação de Tratamento de Águas Resíduais), e até ter repercussões no clima.

 

 

IMPACTO DOS ÓLEOS ALIMENTARES: 

POLUIÇÃO DA ÁGUA

A camada de óleo que fica à superfície da água prejudica a entrada de luz e oxigénio podendo causar a morte dos peixes e do fitoplâncton que é a base da cadeia alimentar aquática.

POLUIÇÃO DO SOLO 

A água com óleo vai provocar uma camada impermeável no solo impedindo que a água da chuva consiga infiltrar-se, aumentando o risco de inundações. Provoca igualmente a contaminação dos lençóis freáticos.

REDE DE SANEAMENTO

Os OAU quando indevidamente deitados no lava-loiças aderem às paredes das condutas das águas residuais, retendo partículas sólidas e forma aglomerados muito duros que não permitem a passagem do esgoto, provocando assim o entupimento das condutas e o transbordo do esgoto. Em situações extremas é necessário utilizar produtos químicos nocivos para o ambiente e meios mecânicos para desentupir as condutas.

CLIMA

As bactérias que realizam a decomposição do óleo no meio ambiente libertam gás metano que é um dos gases que provoca o efeito de estufa, contribuindo para o aquecimento global do planeta. Assim, é muito importante que encaminhe os OAU para o destino adequado, i.e., que os coloque numa garrafa de plástico e posteriormente os deposite no oleão.

 

QUAIS OS ÓLEOS QUE PODE COLOCAR NO OLEÃO 

Óleos vegetais tais como: girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas.

ONDE COLOCAR OS SEUS OAU?

Após fritar batatas e outros alimentos,  deve deitar o óleo usado frio numa garrafa de plástico (p.e. garrafa usada de refrigerante ou do próprio óleo) com a ajuda de um funil e quando estiver cheia deve colocá-la num oleão.

COMO SÃO VALORIZADOS OS SEUS OAU?

O óleo depositado é depois transformado em biodiesel (1000 litros de óleo usado permitem produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel) e ainda em sabão, velas, óleo, verniz, tintas, etc.

O QUE NÃO PODE COLOCAR NO OLEÃO

Óleo lubrificante de motores (uma vez que é um resíduo perigoso que impede a valorização do óleo alimentar usado);

Margarina e outros resíduos de alimentos resultantes da fritura (que devem ser deitados no lixo).