• Estacionamento

Inquérito ao estacionamento na freguesia do Areeiro

2018-01-10 11:39:47

Quatro em cada dez residentes no Areeiro admitem deixar o carro longe de casa por encontrar dificuldades em estacionar perto e quase três em cada dez admitem estacionar, frequentemente, "fora dos lugares oficialmente consagrados para esse efeito". 

As conclusões são de um inquérito anónimo realizado pelo movimento "Vizinhos do Areeiro" que teve por base uma amostra de 111 pessoas residentes na freguesia do Areeiro e que acrescenta que 81,1% dos inquiridos usa lugares da EMEL, enquanto 11,7% tem parque de estacionamento e 6,3% garagem própria. 

Segundo o inquérito quase metade dos fregueses gasta entre 5 e 10 minutos para encontrar lugar, 41,4% tem dois dísticos EMEL, 9,9% tem uma avença num parque das redondezas e 1,8% tem uma avença no Parque da Junta de Freguesia. 

Para além disso, mais de seis em cada dez defendem que a Junta de Freguesia do Areeiro devia expandir o seu parque de estacionamento e quase sete em cada dez consideram que os parques da Empark e da EMEL são "demasiado caros". 

No que respeita à intenção de prescindir de ter carro própio e de o trocar por um sistema de mobilidade partilhada, somente 20,7% admite essa hipótese contra 74% que não considera essa opção. De salientar que quase nove em cada dez referem utilizar o automóvel como "veículo corrente" e apenas 3,6% a bicicleta.

Pode fazer aqui o download do inquérito.