• Comissária Europeia visita atividade da Junta de Freguesia do Areeiro
  • Comissária Europeia visita atividade da Junta de Freguesia do Areeiro
  • Comissária Europeia visita atividade da Junta de Freguesia do Areeiro
  • Comissária Europeia visita atividade da Junta de Freguesia do Areeiro

Comissária Europeia visita atividade da Junta de Freguesia do Areeiro

2017-11-28 14:32:45

A Comissária europeia do Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral Marianne Thyssen visitou hoje o Centro Intergeracional do Areeiro para assistir à aplicação prática da metodologia dos Grupos Aprender Brincar Crescer (GABC) e aproveitou a ocasião para ler uma história, em português, às crianças que integram esta atividade. A responsável europeia visitou a nossa freguesia na companhia do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

As sessões do GABC são gratuitas, realizam-se desde outubro deste ano no Centro Intergeracional do Areeiro, destinam-se a bebés e crianças até aos 4 anos que não frequentem creche ou jardim de infância e têm por objetivo criar um espaço de bem-estar para a família e suas crianças. O objetivo desta atividade é responder às necessidades e interesses das crianças e dos cuidadores que as acompanham, através do brincar e das atividades educativas e lúdicas que surgem em cada sessão.

Recorde-se que os GABC foram inicialmente um projeto-piloto financiado pela Comissão Europeia, desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Bissaya Barreto, o ISCTE, a Universidade de Coimbra e o Alto Comissariado para as Migrações.

Este projeto pretende promover oportunidades de aprendizagem significativas para crianças e adultos, num ambiente informal e multicultural; facilitar a inclusão social; encorajar o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos pais e outros cuidadores; reduzir o stress psicológico das famílias; promover práticas parentais adequadas à idade e período de desenvolvimento das crianças; e facilitar o desenvolvimento de atitudes e expectativas positivas em relação à educação; entre outras.